Maré negra nas praias de Afife
A Associação de Protecção e Conservação do Ambiente – APCA, no domingo último e primeiros dias da semana teve oportunidade de constatar “in locum” e foi alertada por diversos colaboradores e pessoas preocupadas com a defesa e protecção do ambiente e qualidade de vida, para o surgimento nas praias de Afife de diversos resíduos de hidrocarbonetos, vulgarmente, designados por “piche”.
Aparentemente as praias do concelho de Caminha, não foram afectadas por este caso de poluição por hidrocarbonetos. Entre as praias mais afectadas, na orla costeira afifense, contam-se a do Extremo, Mós, Porto, Ínsua, Afife, Praial, Arda e Bico. Salienta-se que algumas destas praias (Ínsua, Afife e Arda) têm vindo a ostentar o símbolo de qualidade ambiental Bandeira Azul, sendo ainda conhecidas em termos europeus pela qualidade das suas águas e areias.
Até ao momento parece tratar-se de uma pequena maré negra, que foi arrastada para a costa afifense na sequência da agitação marítima e ventos dominantes registados nas últimas semanas e que na linha da maré mais alta acabou por depositar pequenas massas viscosas de hidrocarbonetos, cujos fragmentos variam entre os 2 e os 10 cm. Entre as praias mais afectadas menciona-se, pelas quantidades depositadas nos areais, a poluição ocasionada nas praias das Mós, Ínsua e Arda. Nas zonas rochosas, particularmente, no Extremo e Carrasqueira os hidrocarbonetos encontram-se incrustados nas rochas e seixos, o que naturalmente irá dificultar as operações de limpeza.
Tal como nos foi referido por diversos frequentadores do litoral afifense, no domingo passado, alguns destes locais apresentavam as respectivas águas com manchas gordurentas e um cheiro intenso a hidrocarbonetos. Salienta-se, ainda, o arrojamento de um ganso patola jovem na praia das Mós com as penas envolvidas por hidrocarbonetos, não tendo sido porém possível, numa breve análise relacionar a morte da ave com a poluição por hidrocarbonetos.
Aguarda-se que os organismos competentes em razão do lugar e da matéria rapidamente procedam à remoção dos hidrocarbonetos espalhados pelos areais das praias de Afife, devolvendo-lhe a qualidade que as caracteriza em termos europeus. Espera-se, ainda, que sejam recolhidas amostras com vista ao apuramento da embarcação responsável por tal caso de poluição, cruzando-se com os dados do tráfego marítimo na região recorrendo ao VTS. Por último, salientamos, que não pode ser posta de parte a hipótese dos hidrocarbonetos pertencerem ao famigerado “Prestige” que com a forte agitação marítima recentemente registada, pode ter libertado dos respectivos tanques, hidrocarbonetos para a superfície das águas do mar, acabando por atingir a costa de Afife.
Afife,29 de Janeiro de 2008 A Direcção da APCA
. A Floresta deve ser motiv...
. ARROJAMENTO DE DOIS CETÁC...
. ARROJAMENTO DE BALEIA EM ...
. Associação de Protecção e...
. NOVO ARROJAMENTO DE GOLFI...
. GOLFINHO E TARTARUGA ARRO...
. ...
. Quem salva o rio do Pego ...
. Quem salva o ambiente no ...
. Polícia Marítima de Viana...
. GOLFINHO ARROJADO EM AFIF...
. Protagonismo político à c...
. Radiação Ultra Violeta El...
. Moinhos seculares de Afif...
. Qual será o futuro ambien...
. GOLFINHO E TARTARUGA ARRO...
. As comemorações devem ser...
. Quem salva os ouriços do ...
. Quem salva os seculares m...
. Polis do Litoral, mas sem...
. Cividade de Afife – Âncor...
. Estado da Mamôa da Ereira...
. EM ABRIL QUATRO GOLFINHOS...
. O Dia da Terra e o 25 de ...
. Cegonhas brancas em Santa...
. Dia da Floresta, um mero ...
. Garças boieiras na Veiga ...
. Sr. Presidente da Repúbli...
. Prossegue a Morte de Golf...
. AGUAS RESIDUAIS DA ESTAÇÃ...
. Dia Mundial da Água e a “...
. A Criação de uma Reserva ...
. Golfinhos continuam a mor...
. Violação da Reserva Ecoló...
. MARÉ NEGRA NAS PRAIAS DE ...
. ARROJAMENTO DE BALEIA EM ...
. Associação de Protecção e...
. NOVO ARROJAMENTO DE GOLFI...
. GOLFINHO E TARTARUGA ARRO...
. ...
. Quem salva o rio do Pego ...
. Quem salva o ambiente no ...