Após os últimos arrojamentos de cetáceos mortos, em Fevereiro e Abril últimos, nas freguesias de Afife e Areosa, tal como na altura informamos, a APCA - Associação de Protecção e Conservação do Ambiente, procede no mês de Maio a nova identificação e recolha dos dados biométricos, de mais três mamíferos marinhos arrojados mortos no litoral vianense, concretamente, dois na orla costeira de Afife e um na Gelfa. Em meados de Maio foi arrojado na praia da Gelfa, um golfinho com cerca de 2 metros que evidenciava uma morte relativamente recente. Na última semana foram registadas mais dois arrojamentos na freguesia de Afife, o primeiro 50 metros a sul da praia da Ínsua e o segundo cetáceo, 100 m a norte do limite sul de Afife. Pertencentes à família Delphinidae, espécie Delphinus delphis, vulgarmente designados por golfinhos comuns, o primeiro exemplar era uma macho jovem com cerca de 2,30 m de comprimento e o segundo, também um macho, sem barbatana caudal, com um comprimento de 2,10 m.
Os golfinhos arrojados nas praias de Afife, tinham morrido à mais de 2 semanas, e terão sido arrastados pela ondulação para terra. Os dois cetáceos apesar do seu estado de decomposição, particularmente o segundo apresentavam parte da barbatana caudal decepada e marcas de redes de pesca, levando estes indícios a aventar a hipótese de que terão morrido afogados, aprisionados em redes de pesca localizadas, ao largo da costa galega ou portuguesa.
Em 2008 eleva-se já a 9 o número de cetáceos arrojados mortos no Alto Minho, situação que não deixa de ser preocupante já que em 2007 registaram-se 8 arrojamentos e nestes primeiros cinco meses de 2008 já contamos com cerca de 90% dos registos de 2007. Salienta-se que, nos últimos 25 anos, o número de mamíferos marinhos, arrojados já mortos, no litoral do Minho e Lima (Alto Minho), está próximo das três centenas.
Recorda-se que o Anexo B-IV do Decreto – Lei n.º 140/99, de 24 de Abril, aponta o golfinho comum Delphinus delphis como uma espécie animal de interesse comunitário que exige uma protecção rigorosa, por outro lado, a captura voluntária de cetáceos ou a comercialização de partes do corpo destes mamíferos marinhos constitui crime, severamente punido pela legislação portuguesa e internacional. Salienta-se que esta espécie de golfinhos, o Delphinus delphis, é muito sociável e ocorre em grupos, podendo reunir entre 10 e 500 indivíduos, embora no Minho os indivíduos de um grupo, raramente, ultrapassem os 20 exemplares. Emitem vocalizações diversas e intensas que podem mesmo ser ouvidas fora de água, durando os respectivos mergulhos entre
Voltamos a relembrar que em 2006 a União Europeia notificou Portugal por incumprimento das directivas comunitárias de protecção dos cetáceos, tendo concedido um prazo para pôr termo a tais desmandos, que infelizmente parece não estar a surtir efeitos. A notificação da U.E. e esta sucessão de mortes, vem confirmar mais uma vez as preocupações da APCA, que ao longo dos últimos 8 anos, tem alertado constantemente, para a urgência dos Srs. Ministros do Ambiente e da Agricultura e Pescas, de Portugal e Espanha, em articulação com os pescadores locais, e os respectivos homólogos espanhóis definirem, com a máxima brevidade, as medidas adequadas de protecção dos mamíferos e répteis marinhos, no espaço marítimo do Norte de Portugal / Galiza. Parece-nos fundamental a intervenção de Sua Excelência o Sr. Presidente da República e entre as medidas a adoptar, a APCA considera crucial a criação de uma Reserva Marinha entre a Praia Norte (Areosa) e a Foz do Rio Minho (Caminha), no seguimento das orientações da UE, se efectivamente se pretende evitar esta mortandade de cetáceos sistemática no Alto Minho. Afife, 02de Junho de 2008
A Direcção da APCA
. A Floresta deve ser motiv...
. ARROJAMENTO DE DOIS CETÁC...
. ARROJAMENTO DE BALEIA EM ...
. Associação de Protecção e...
. NOVO ARROJAMENTO DE GOLFI...
. GOLFINHO E TARTARUGA ARRO...
. ...
. Quem salva o rio do Pego ...
. Quem salva o ambiente no ...
. Polícia Marítima de Viana...
. GOLFINHO ARROJADO EM AFIF...
. Protagonismo político à c...
. Radiação Ultra Violeta El...
. Moinhos seculares de Afif...
. Qual será o futuro ambien...
. GOLFINHO E TARTARUGA ARRO...
. As comemorações devem ser...
. Quem salva os ouriços do ...
. Quem salva os seculares m...
. Polis do Litoral, mas sem...
. Cividade de Afife – Âncor...
. Estado da Mamôa da Ereira...
. EM ABRIL QUATRO GOLFINHOS...
. O Dia da Terra e o 25 de ...
. Cegonhas brancas em Santa...
. Dia da Floresta, um mero ...
. Garças boieiras na Veiga ...
. Sr. Presidente da Repúbli...
. Prossegue a Morte de Golf...
. AGUAS RESIDUAIS DA ESTAÇÃ...
. Dia Mundial da Água e a “...
. A Criação de uma Reserva ...
. Golfinhos continuam a mor...
. Violação da Reserva Ecoló...
. MARÉ NEGRA NAS PRAIAS DE ...
. ARROJAMENTO DE BALEIA EM ...
. Associação de Protecção e...
. NOVO ARROJAMENTO DE GOLFI...
. GOLFINHO E TARTARUGA ARRO...
. ...
. Quem salva o rio do Pego ...
. Quem salva o ambiente no ...